Notas do Atanes
Navios Iluminados 10 cenas
#1 Navios Iluminados 10 cenas
1
0:00
-1:55

#1 Navios Iluminados 10 cenas

Cena 1 - Amanhecer no bairro portuário, narrado por Alessandro Atanes
1

Trechos do romance Navios Iluminados (1937), de Ranulfo Prata, selecionados e narrados por mim para a 10ª edição do Festival Tarrafa Literária, realizada em setembro de 2018 em Santos, que teve o autor como homenageado. Toda terça-feira, uma nova cena.


Autor premiado pela Academia Brasileira de Letras, Ranulfo Prata (1896- 1942) tem como principal obra esse romance publicado pela editora José Olympio. O livro tem como protagonista um migrante nordestino que busca ganhar a vida como estivador no porto de Santos. Ao lado de outros migrantes e imigrantes, José Severino de Jesus tenta sobreviver no bairro portuário do Macuco, ocupado por trabalhadores portuários desde a virada do século XIX para o XX, principalmente após a construção da sede da Companhia Docas de Santos na região em 1908.

Descobri Navios Iluminados em 2001 e não deixei de ler o livro até agora, tendo sido estudado na especialização (Uniban, 2001) e no mestrado em História Social (USP, 2008), com a dissertação História e Literatura no Porto de Santos: o romance de identidade portuária "Navios Iluminados" (baixe aqui).

Assim como a maior parte das pesquisas, a escolha do livro tem um pouco de acaso e muito de afeto. O acaso vem da intenção ainda na especialização de usar a Literatura como fonte histórica. Em busca de livros sobre Santos, encontrei uma publicação do início dos anos 1980 da professora Wilma Therezinha com uma lista de obras de ficção e estudos sobre a cidade e lá estava o Navios Iluminados.

Como o livro havia sido reeditado em 1996 pela prefeitura de Santos, foi fácil encontrá-lo em sebos da cidade.

E nele encontrei em forma literária o universo do Macuco, o bairro portuário em que vivi dos 11 aos 22 anos, com as ruas que percorri de bicicleta e onde joguei bola. E nunca deixei de ler e reler a obra, me emocionando a cada vez como se fosse a primeira.​

Na dissertação, busquei enfocar a história da cidade e do porto de Santos (SP) por meio do uso da literatura como documento histórico, ressaltando o território do Macuco como um espaço de articulação entre o porto e a cidade; levantei as condições em que o romance foi escrito e contrastei a obra com outras ficções que têm o porto como tema.

Penso agora no doutorado…

Discussão sobre este episódio

Avatar de User